sexta-feira, 13 de julho de 2018

Ligação para prevenir suicídio se torna gratuita em todo Brasil

Qualquer ligação de telefone fixo ou celular para o 188, número do Centro de Valorização da Vida (CVV), é agora gratuito no Brasil. Uma parceria com o Ministério da Saúde estendeu o serviço para todo o território nacional. O acordo já existia desde 2015 e foi chegando aos poucos a várias regiões, mas a ampliação total da rede gratuita foi concluída apenas agora.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) os idosos corresponde à faixa etária de maior risco para o suicídio. No Brasil, a taxa de mortandade em pessoas com mais com mais de 70 anos chegou a 8,9 a cada 100 mil habitantes entre 2011 a 2015. A taxa de suicídio também é alta entre os jovens: é a 4ª maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos no Brasil. Dentre os adolescentes que contam com o CVV, muitos expõe históricos de conflitos com os pais, amigos e preocupação com a escola.

Ainda, de acordo com a OMS só em 2015, ocorreram mais de 800 mil casos de suicídio no mundo. O Brasil está em 8º lugar com 12 mil casos por ano. Dados apontaram que nesse mesmo ano, o estado de Sergipe ocupa o terceiro lugar no Nordeste.

Campanha

Para fortalecer as ações do CVV, foi criada campanha Setembro Amarelo. Campanha tem por objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma instituição sem fins lucrativos que, desde 1962, tem voluntários que se dispõe a ouvir as pessoas através do telefone, email ou chat online na tentativa de evitar suicídios. Em 2017, recebeu 2 milhões de ligações de pessoas em busca de ajuda e alguém que os escute do outro lado da linha. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser prevenidos. Com informações da Alese.

..texto

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM