quarta-feira, 11 de julho de 2018

Adema resgata duas jiboias na Grande Aracaju

Duas jiboias foram resgatadas em dois pontos da grande Aracaju nesta quarta-feira (11). Os animais foram encontrados por trabalhadores que acionaram o Disk Resgate da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

No primeiro caso, o espécime era um filhote de cerca de 50cm e foi encontrado em um canteiro de obras do município de Barra dos Coqueiros. “O animal de meio metro estava apático e desnutrido, apresentou ferimento na cabeça com hemorragia na cavidade oral. Os primeiros cuidados foram feitos no local, sendo o animal encaminhado para uma clínica veterinária parceira da Adema para, assim, ter cuidados mais especializados, com o intuito de promover a saúde do réptil e posterior soltura”, explicou o técnico Daniel Allievi.



Já no segundo, o animal apareceu em um terreno próximo à Unidade de Tratamento do Rio Poxim, no município de São Cristóvão. A jiboia tinha mais de três metros de comprimento e pesava cerca de 40kg.

A segunda cobra capturada não apresentou nenhum problema de saúde e foi solta em uma área de reserva cadastrada pelo órgão estadual. Com os três resgates de hoje (incluindo a coruja mais cedo), sobe para 57 o número de animais capturados e devolvidos à natureza desde março.

Conheça o animal

A jiboia (Boa constrictor) é a segunda maior cobra encontrada em território brasileiro. Em peso e tamanho, perde apenas para a sucuri (Eunectes murinus). É um animal de grande porte, com registros de exemplares de 5m de comprimento. No entanto, o tamanho médio de um animal adulto gira em torno dos 3 e 3,5m. A espécie pode viver até 25 anos e pesar entre 35 e 50kg.

Com ampla distribuição em todo o Brasil, a jiboia pode ser encontrada em regiões de Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica.

Embora tenha sido comum a presença do animal durante o dia, a jiboia tem hábitos noturnos. Com informações da Adema.
Confira como foi feito o resgate das jiboias:



..texto

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM