quinta-feira, 13 de julho de 2017

Secretária da Saúde de Aracaju participa de Congresso em Brasília

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, participa esta semana, em Brasília, do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento, que acontece até o próximo sábado, 15, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, este ano tem como tema "Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do Sistema Único de Saúde Saúde (SUS)". Secretários municipais de Saúde de todo o país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde estão reunidos com o objetivo de qualificar o debate em torno do fortalecimento do SUS.

A programação conta com oficinas, seminários, cursos e mesas para discutir temas relevantes, ligados à política SUS, como: atenção básica, assistência farmacêutica, financiamento da saúde e a participação da comunidade no planejamento e organização da rede de atenção à saúde.

A secretaria Waneska Barboza, iniciou a participação no Congresso na reunião com os Conselhos Nacionais dos Secretários Municipais de Saúde, acompanhando a agenda estratégica para melhorias na saúde da capital sergipana. "Participar de um evento dessa magnitude demonstra o compromisso da atual gestão na reconstrução do SUS. Muito debate e aprendizado na efetiva participação de Aracaju nesse momento singular do país", afirma.

Nesta quinta-feira, 13, Waneska Barboza integra a comitiva composta pelos 300 secretários municipais da Saúde que irão participar de uma audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. O ministro deve detalhar o pacote de medidas para o fortalecimento da atenção básica, que engloba a habilitação de novas equipes de Saúde da Família, prontuário eletrônico, núcleos de apoio à Saúde da Família, Consultório na Rua, dentre outras.

Também estão em Brasília para as atividades do Congresso, a diretora da Assessoria de Planejamento (Asplandi) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Sayonara Carvalho, e a técnica da Asplandi responsável pela secretaria Executiva do Colegiado Interfederativo Regional, Katia Oliveira. As duas participam também, junto com a secretária, de uma série de reuniões com as áreas técnicas do Ministério da Saúde, para dar celeridade aos processos encaminhados pela gestão municipal na garantia de ampliação de recursos. "Estamos aqui numa agenda intensa em prol da saúde pública de Aracaju. Driblar os desafios e seguir no fortalecimento do SUS é a nossa meta", destaca Sayonara Carvalho.

texto

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM