terça-feira, 25 de julho de 2017

Aplicativo desenvolvido pelo MPF/SE concorre ao Prêmio Innovare

Aplicativo Móvel que possibilita ao cidadão fazer denúncias em tempo real foi pré-selecionado para participar da 14° edição do prêmio.

Ascom MPF/SE - A procuradora Lívia Tinôco, uma das idealizadoras do aplicativo SAC MPF, recebeu, no último dia 19, a visita do consultor do Instituto Innovare em Sergipe, o advogado Carlos Augusto Monteiro Nascimento. Na ocasião, o consultor conheceu detalhes do aplicativo, lançado em abril de 2016, que surgiu como uma alternativa para cidadãos apresentarem denúncias e acompanharem sua tramitação em tempo real.


“O aplicativo do MPF é a única prática pré-selecionada em Sergipe para concorrer na categoria Ministério Público,” explicou Carlos Augusto Nascimento. A iniciativa pré-selecionada vai se juntar a outras de todo o Brasil. Para receberem o prêmio, elas ainda devem passar por avaliação de jurados em dez pré-requisitos, como eficiência, criatividade, ineditismo, satisfação do usuário e abrangência nacional, por exemplo.

Da escolha dos jurados são selecionadas as três práticas que somarem os maiores resultados na categoria. A iniciativa vencedora será revelada em cerimônia que geralmente ocorre no mês de novembro.

“Brasil na Prática” - As três ações concorrentes ao prêmio ficam disponíveis na plataforma colaborativa “Brasil na Prática”, que tem como objetivo dar visibilidade nacional às práticas locais. A partir dos debates e colaborações de todos os interessados, essas iniciativas podem ser aplicadas em todo o território nacional.

SAC MPF – O aplicativo idealizado permite anexar fotos, áudios e vídeos às denúncias, o que enfatiza o protagonismo do cidadão e agiliza o processo. Dessa forma, o cidadão que presenciar obras públicas inacabadas, ilícitos ambientais e compra de votos, por exemplo, pode entrar em contato direto com o MPF através do seu smartphone.

O aplicativo está disponível para download gratuito na Google Play Store e na Apple Store. Ele foi desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação com base em um software já existente na instituição, a Sala de Atendimento ao Cidadão no meio eletrônico (cidadão.mpf.mp.br).

Prêmio Innovare – O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. O professor Joaquim Falcão, um dos fundadores do Prêmio, define o reconhecimento dessas iniciativas como “uma revolução silenciosa”. Desde 2004, mais de 5 mil práticas já passaram pela comissão avaliadora.


Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM