quarta-feira, 12 de abril de 2017

Semana Santa em Laranjeiras marcada por orações e penitências

Missa, procissões e ritos da Quaresma prometem movimentar a cidade até domingo (16).

Até domingo (16), o município de Laranjeiras (SE) vai ser o destino de visitantes de sergipanos e turistas atraídos pelos atos religiosos da Semana Santa, que teve a programação religiosa foi organizada pela Igreja Católica com o apoio das secretarias municipais do Turismo e da Cultura de Laranjeiras.



Até sexta-feira (14) fica em cartaz a exposição “Os Penitentes” aberta ao público das 18h às 22h, na Secretaria do Turismo Municipal de Laranjeiras, na Sala Cândido Aragonez de Farias.

Desde a Quarta-feira de Cinzas, às segundas-feiras, quartas e sextas da Quaresma o grupo de Penitentes, que em Laranjeiras é acompanhado de matracas e outros instrumentos musicais, sai pelas ruas históricas repleta de prédios com arquitetura barroca dos templos religiosos, dos grandes casarões, igrejas e museus.

À meia-noite um grupo de homens vestidos de túnicas brancas se reúne na Igreja do Bomfim e percorre as ruas fazendo algumas paradas. É também durante a caminhada que pedem perdão para as almas dos aflitos, como: suicidas, vítimas da violência, acidentados etc.


A comunidade acompanha a procissão secular, observando por detrás dos vidros das janelas ou envoltas na escuridão ao longo das ruas que são iluminadas com as tochas e velas dos romeiros ou apenas ouvindo os cantos e o barulho das matracas.

A origem e significado desta tradição são desconhecidos; talvez de origem pagã, teria sido recuperada pelo cristianismo, que em tempo de Quaresma chama os fiéis para o arrependimento e penitência. Em função dos rituais que a materializam, parece retratar, de algum modo, o percurso de Cristo até o Calvário.

Quarta-feira do Encontro (12) – Igreja Matriz

19h – Missa
20h – Procissão do Encontro

Quinta-feira (13) – Igreja Matriz

19h – Missa de Instituição da Eucaristia e Ato do Lava Pés
0h – Procissão do Fogaréu

Sexta-feira (14) – Igreja Matriz

15h – Celebração da Paixão
16h - Procissão do Senhor Morto

G1 SE

texto

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM