sexta-feira, 21 de abril de 2017

Micareme, quadrilhas juninas e Clube Recreativo são temas debatidos na Câmara de Laranjeiras

Vereadores alertam para realização dos eventos Micareme e quadrilhas juninas e abordam sobre direção do Clube Recreativo Municipal.

Os vereadores José Carlos JJ, Adriano de Pedra Branca e Brasilina Borges usaram a tribuna da Câmara de Laranjeiras nesta quinta-feira (20) para alertarem os representantes das quadrilhas juninas e dos blocos integrantes do Micareme que regularizem a situação documental para que possam ter acesso aos recursos da Prefeitura, já que, se as agremiações não forem reconhecidas como de Utilidade Pública e não possuírem as certidões negativas de débito, por exemplo, o prefeito fica impedido por lei de injetar verbas para as apresentações.



“É importante que os representantes dos blocos e das quadrilhas juninas atentem para essas exigências legais, do contrário não poderão receber verbas públicas. E isso não é porque os vereadores não querem ajudar, pelo contrário, trata-se de determinação legal. Portanto, caso o prefeito deseje mesmo ajudar os blocos e as quadrilhas juninas é preciso que o mesmo envie a esta casa um um Projeto de Lei destinando verbas para estas entidades que sejam reconhecidas como de Utilidade Pública. Em seguida, todos têm que reunir a documentação necessária e levar à Prefeitura solicitando os recursos para as despesas com as apresentações”, alertou o vereador José Carlos Sizino Franco (JJ – DEM).

Ainda de acordo com o vereador, o comentário na cidade histórica é que a Prefeitura irá realizar o Micareme no próximo mês de maio, porém, até essa data, nenhum projeto de lei foi encaminhado à Câmara, algo necessário para que verbas possam ser destinadas à realização do evento momesco fora de época.

“Não podemos admitir que a prefeitura haja erroneamente a respeito do repasse de recursos para as agremiações, ou seja, sem que elas estejam legalizadas e reconhecidas como de Utilidade Pública. Os representantes do poder judiciário em Laranjeiras devem ficar atentos a isto”, acrescentou.



Os vereadores Adriano de Pedra Branca e Barsilina Borges também chamaram atenção para um problema que vem existindo no município; representantes da prefeitura de Laranjeiras estão proibindo ensaios da Quadrilha Junina Poeirinha do Sertão no Clube Municipal. “A quadrilha junina Poeirinha do Sertão há alguns anos vem representando Laranjeiras em todo o Estado e não pode ser prejudicada, já que, muitos representantes não fazem parte do grupo político da atual administração. O diretor do Clube Municipal, Adilson dos Santos parece não permitir a entrada do grupo naquele espaço público, embora os integrantes do grupo junino expressem que a secretária de Cultura, Gardênia Hagenbeck teria garantido um calendário para que todos os grupos possam ensaiar no clube”, afirmou Adriano.

Brasilina Borges reiterou as palavras de Adriano Carvalho e acrescentou que "a secretária de Cultura precisa tomar as providências necessárias e esta casa não vai ficar omissa a este problema. Caso seja preciso, iremos procurar o Ministério Público pois o diretor está dirigindo um espaço do povo e não dele”, ressaltou.

Cobrança de Taxas

O Vereador JJ, ainda em seu pronunciamento, declarou que o diretor do clube está cobrando taxas para uso do salão de festas e da piscina do clube Municipal, mas, segundo o edil, é preciso saber a quem ele está prestando contas do dinheiro arrecadado e qual o destino dessa arrecadação. Para isso, vai apresentar um requerimento à Câmara solicitando esclarecimentos dos representantes da Prefeitura. “Precisamos saber se está de fato sendo cobrado taxas para o uso do clube municipal e para onde está indo esse dinheiro. Não podemos deixar de fiscalizar. Vou requerer que a prefeitura nos mande a prestação de contas”, frisou JJ. Informações da T.Dantas Comunicação e ASCOM/CML.


CLIQUE AQUI e acesse a Fan Page 'Sessão da Câmara Municipal de Laranjeiras', que disponibiliza todos os pronunciamentos dos vereadores nas sessões legislativas.

texto

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM