sábado, 29 de outubro de 2016

Segundo turno das eleições ocorre neste domingo em 20 estados

No total, 57 cidades brasileiras divididas em 20 estados terão votação para eleger os seus prefeitos.

O segundo turno das eleições municipais de 2016 ocorre neste domingo (30), mesmo com o brasileiro descrente no atual momento que vive a política nacional. No total, 57 cidades brasileiras divididas em 20 estados terão votação para eleger os seus prefeitos. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



São Paulo e Rio de Janeiro se destacam como os dois estados com o maior número de municípios envolvidos no segundo turno. Em São Paulo, 13 cidades voltam às urnas, enquanto no Rio, somente oito. Dentre as duas capitais, apenas os cariocas terão compromisso marcado no domingo e devem escolher entre Marcelo Crivella (PRB), e Marcelo Freixo (PSOL).

Fora o Rio de Janeiro, eleitores de outras 17 capitais brasileiras vão às urnas para escolher o seu representante. São elas: Recife (PE), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Aracaju (SE), Belém (PA), Porto Velho (RO), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Curitiba (PR),, São Luís (MA), Macapá (AP), Manaus (AM), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

Em contrapartida, seis estados não terão eleições de segundo turno em nenhum município sequer. São os casos de Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantis, Roraima, Piauí e Acre. As zonas de votação estarão abertas entre 8h da manhã e 17h da tarde.

Justificar o voto

Quem não puder comparecer às zonas eleitorais no próximo domingo, deve justificar o voto. As justificativas podem ser apresentadas nos postos de votação ou em algum cartório eleitoral, com prazo até dezembro. O site do TSE disponibiliza os formulários de justificava que devem ser apresentados - o documento é diferente para quem for apresentar no dia da votação ou em uma data posterior. Vale lembrar que o formulário é gratuito.

Quem não for justificar nos postos eleitorais no dia de votação de segundo turno, tem até 29 de dezembro para justificar em cartório eleitoral. Para aqueles que ainda não justificaram a ausência no primeiro turno, que ocorreu no dia 3 de outubro, a data limite é dia primeiro de dezembro.

Informações do Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

LEIA TAMBÉM