sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Grupo Folclórico Cacumbi do Mestre Deca de Laranjeiras gravará CD

O Cacumbi é um dos tradicionais folguedos de Sergipe e tem em Laranjeiras um representante de peso e que tem realizado importantes ações em prol da disseminação da cultura: o Camcubi do Mestre Deca.
 
O grupo é hoje representado pela Associação dos Brincantes do Grupo Cacumbi Mestre Deca, que tem por objetivo organizar, preservar, promover e divulgar esta tradição para todo Sergipe. 
 
O mais novo passo da instituição é a gravação de um CD com músicas do grupo e que será realizado graças a conquista do Edital de Produção, Formação e Circulação Cultural Interna, uma ação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que contemplou os vencedores com R$ 5 mil. Ao todo 1.500 CDs serão produzidos e distribuídos em todo o Estado.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o projeto do grupo folclórico é muito importante para a o resgate a valorização dessa importante manifestação da cultura popular. “A tradição dos grupos folclóricos muitas vezes se perdem com o passar dos anos. A gravação de registros como este CD é de suma importância, pois guarda para sempre a história de um importante folguedo da nossa terra”, ressalta.

Segundo o coordenador na Associação, Antônio Carlos, o objetivo é lançar o CD no Encontro Cultural de Laranjeiras de 2012. “O edital está sendo de grande ajuda para nós. Já começamos o trabalho de voz com o meu pai, o Mestre Deca, e no mais breve tempo possível estaremos entregando este trabalho para nossa cultura”, observa.

A tradição do Cacumbi

Com origem na cultura afro-brasileira, o grupo faz sua dança com os brincantes representando o Rei Negro e seus guerreiros e vassalos Cacumbis. No decorrer da apresentação ocorre uma sucessão de danças em homenagem aos santos protetores dos negros, como São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

Dançam no grupo homens vestidos com camisas estampadas nas cores azul e amarelo, calças e tênis brancos, além de chapéus enfeitados por espelhos e fitas coloridas. As coreografias são sempre desenvolvidas alegremente, ao som de instrumentos como apito, cuícas, pandeiros, tamborins e ganzás.

O Cacumbi do Mestre Deca se apresenta em diversas datas e durante todo o ano, mas a principal apresentação acontece no dia 6 de janeiro, quando são celebrados os Santos Reis.
 
Fonte: Maíra Andrade / Ascom / Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário